Lacres e Tampinhas se Transformam em Cadeira de Rodas

Palestra Sobre Práticas Sustentáveis – Turmas do Ensino Fund. II
junho 13, 2018
14 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO DOAR DE SANGUE
junho 14, 2018

Você sabia que boa parte do material que é descartado em casa, pode ser muito útil para algumas pessoas? Essa foi uma das lições que as turmas do Ensino Médio do CESI Viamópolis aprendeu na Gincana Ambiental Viamópolis 2018, que começou em 31 de maio e encerrou no dia 11 de junho.

A atividade que foi uma iniciativa da professora de Química, Tatiana Wollmann, e aconteceu de forma transdisciplinar, com o objetivo de mobilizar os estudantes sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico, gerando uma reflexão sobre o assunto e também ensinando que ele pode ser utilizado até mesmo para ajudar as outras pessoas. Quer saber como?

Os 168.368 lacres, e as 50.380 tampinhas de garrafas PET arrecadados durante a gincana foram doados para a Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Viamão e serão vendidas para a aquisição de cadeiras de rodas. Material esse que tem como destino a equipe de Basquete de cadeiras adaptadas de Viamão, que está sendo reativada, e irá competir pelo município.

A gincana também envolveu outras provas nas quais os alunos tinham como meta: coletar pilhas – foram arrecadadas 19.998 serão encaminhadas para o DMLU de Porto Alegre – com o intuíto de retirar pilhas velhas de casa e das ruas; coleta de óleo usado – total de 605,3 litros que será reaproveitado – atividade que evita o seu despejo em ralos de pias; construir lixeira para papel rasgado; estimular a limpeza nas salas; promover um desfile de moda com peças feitas com material reciclado; questionar as turmas sobre a quantidade de lixo produzido em sala de aula; e também decifrar as charadas ambientais. Esta última atividade tratou de perguntas matemáticas que os alunos precisavam responder, com ênfase em situações e problemas de cunho socioambiental.

Nas imagens podemos como foi a entrega do material arrecadado para a doação. Uma competição saudável que resultou em belas ações e aprendizado, com união e solidariedade.

Compartilhe