Feira de Ciências – Fundamental II / Mostra Científica – Médio

Dia do Professor – CESI Viamópolis
outubro 17, 2018
Rede CESI se destaca no XIII Salão UFRGS Jovem
outubro 26, 2018

Feira de Ciências no CESI Viamópolis

A Feira de Ciências movimentou as salas do CESI Viamópolis, no sábado, dia 20 de outubro. Além das entregas das avaliações, as famílias dos alunos tiveram a oportunidade de prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelas turmas do ensino fundamental II, com assuntos de várias áreas do conhecimento como sustentabilidade, saúde, cuidados com o meio ambiente e matemática.

Teve feira orgânica, trabalho sobre fluídos, sobre abelhas, exemplos de boa alimentação para a nossa saúde, pesquisas sobre obesidade na adolescência e até sabão e sabonete líquido elaborados com óleo de cozinha, entre vários outros temas de relevância para a sociedade.
Um trabalho que desenvolve a criatividade, a Feira de Ciências também inventiva os jovens a pesquisarem e realizarem experimentos diferentes, com a orientação dos professores. A presença dos pais na apresentação dos resultados obtidos com o estudo valoriza o empenho que os estudantes dedicam aos trabalhos, e encerra essa atividade tão bonita com uma confraternização calorosa, cheia de alegria e descobertas.

Mostra de Ciências no CESI Viamópolis

Os alunos do ensino médio, do CESI Viamópolis, aproveitaram o dia da entrega das avaliações, que aconteceu no dia 9 de outubro, para apresentar os trabalhos realizados durante a Mostra Científica, para as famílias. Através da exposição os jovens compartilharam os resultados dos estudos que foram fundamentados com teoria, e pesquisa de campo.

Com muito conhecimento e propriedade sobre os assuntos, quem passou pela escola teve a oportunidade de conferir trabalhos sobre várias áreas do conhecimento, como sustentabilidade, sobre permacultura, tecnologias cotidianas desenvolvidas na guerra, alimentos transgênicos, entre vários outros.

A Mostra Científica é um projeto que surgiu em 2014 e que envolve todos os alunos do ensino médio da Rede CESI, no qual eles se dividem em grupos e desenvolvem pesquisas sobre vários temas ligados à comunidade escolar e seu entorno, sustentabilidade, e também sobre questões voltadas para a escolha profissional, de cada um. Para isso, eles recebem a ajuda de um professor orientador, que os auxilia durante os quatro bimestres. Um trabalho que permite um aprendizado conquistado com o planejamento do trabalho de cada jovem.

Compartilhe