ESCOLHA DA PROFISSÃO É TEMA DE PALESTRA PARA O ENSINO MÉDIO – A Rede CESI recebeu na última sexta-feira, 11 de maio, o professor Valther Maestro, que conversou com as turmas de Ensino Médio sobre a escolha da profissão. No encontro que aconteceu no anfiteatro da FACESI, ele compartilhou seu conhecimento acumulado em 32 anos de educador, contou histórias de vida, e mostrou vários exemplos reais para servir de inspiração para os jovens. Nos casos apresentados, os estudantes puderam aprender um pouco de como as pessoas devem se comportar, não somente para competirem a uma vaga de emprego, mas na vida, assim como perceber os meios que existem para chegar até o sucesso desejado, seja lá qual for o trabalho. Educação, planejamento e foco são fundamentais nos dias de hoje.
Maestro tem um currículo vasto Educador há 32 anos, ele é formado em Geografia pela PUC/SP, Especialista em Questões Ambientais através da ISER, Especialista em Geografia Médica na UCN/USA, Mestre em Geografia Humana pela USP, Doutor em Educação na UFF. Maestro ainda realizou Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona, é autor e palestrante da Somos Educação, diretor de Criação e Desenvolvimento Maestro e presta assessoria educacional. Ele também é coordenador pedagógico e proprietário do Colégio Conexão em Curitiba.
Além dessa trajetória, ele cria rapidamente uma empatia com o público, com os alunos atentos e curiosos, prestando atenção em cada palavra dita. A identificação era visível em cada cutucão ou olhar lançado ao colega do lado. Anthony Vargas, 17 anos, aluno da turma 201 do CESI Viamópolis, diz que já decidiu o que pretende fazer no seu futuro e se mostrou surpreso com a palestra. “Ele não está dizendo para escolhermos uma carreira, está mostrando que devemos escolher algo e focar naquilo que desejamos, o que é um incentivo para nós”, relatou ele feliz com as descobertas, assim como o amigo, Gabriel da Silva Antunes, de 16 anos, da turma 102 também do Viamópolis: “está sendo surpreendente e bem diferente de tudo o que eu já tinha escutado em outras palestras”, conclui o jovem.
A adolescência é uma fase de descobertas e também de escolhas. Escolhas estas que antes, eram feitas pelos pais, e, agora, passam a ser de responsabilidade dos adolescentes. Valther Maestro falou sobre esse poder iniciado nesse período da vida, mostrando para todos que ela será carregada para sempre, seja boa ou ruim e, por isso é muito importante saber realizá-las.
As mudanças que aconteceram no mercado de trabalho, com a introdução da tecnologia em todos os meios, também foram pautas da conversa. O professor comentou que farmácias, supermercados, a agricultura, e diversos outros setores se transformaram, menos a escola, e levantou esse questionamento: e as escolas não estão mudando? Ele apontou uma série de fatores dessa mudança, entre eles o receio natural de pais e professores, mas deixou clara a preocupação que a família e a escola têm sobre a educação e cuidado dos jovens. Também chamou a atenção para um personagem muito importante para essa mudança: os alunos. Estes devem ser os protagonistas da transformação mostrando autonomia, maturidade e responsabilidade, para que a tecnologia, por exemplo, muito importante nos dias de hoje, não seja mais banida e nem questionada como método de ensinar, assim como o uso do celular. Atualmente, em praticamente todas as profissões ele é uma das principais ferramentas de trabalho, e deve sim, segundo Maestro, ser utilizado em sala de aula, ensinando também aos estudantes como fazer o uso correto do aparelho. O palestrante ainda apresentou dados da ONU que mostram que quem sabe utilizar o celular nos estudos aprende 15% a mais. Mas somente quem sabe usar. “Quem não se apropriar das tecnologias vai ficar para trás”, afirma o professor.
Para mostrar que se pode ser feliz com as escolhas profissionais, mesmo que elas não sejam as que estão em maior evidência pelos altos salários ou status que proporcionam, Valther Maestro mostrou exemplos de vários jovens que seguiram os seus caminhos e apostaram em seus sonhos. O que aconteceu com eles? Estão felizes em suas atividades e, como consequência, colhendo o reconhecimento e os frutos que surgem quando praticamos algo com amor e vontade. Por isso, a principal dica que os adolescentes receberam foi fazer aquilo que eles querem, assim como escolher um local de ensino bom para estudar.
O perfil de quem entra no mercado de trabalho também foi assunto. Um indivíduo hoje é contratado e acaba desenvolvendo várias atividades dentro de uma empresa, muitas vezes sem horário. Algo que podemos dar o nome de pessoa multifuncional. Fazer aquilo que gosta numa situação dessas é algo fundamental para a realização profissional e pessoal.
Para saber lutar pelo que se quer, e poder competir uma vaga no mundo dos negócios, primeiro devemos saber o que desejamos. “Muitas vezes os jovens não lutam pelo que querem porque não sabem o que desejam”, diz o professor. O fato dos pais passarem muito tempo fora de casa trabalhando é um dos motivos para que os adolescentes sejam solitários, resultando em outros danos para a sua vida, como a falta de educação de alguns, falta de paciência, de persistência, assim como não saberem respeitar as hierarquias. Uma rotina que faz parte do novo modelo de família que vem se formando, como consequência do mundo moderno e corrido da atualidade.
Sem perceber o tempo passar, Valther Maestro conduziu o encontro para o fim e relatou que o mundo das grandes empresas é cheio de grandes surpresas e exige pessoas criativas, assim como a prova do ENEM, e sobre algumas mudanças na prova. Falou também de como aproveitar a internet de forma positiva no dia a dia, uma dica valiosa que pode ser aproveitada por todos nós: “o que você publicou hoje na internet mostra algo sobre o seu conhecimento?”, questiona ele.
Assim se encerrou a manhã de sexta-feira, fazendo pensar, questionar, instigando a imaginação e o querer para o futuro, que está logo ali, no qual todos temos algo em comum: a busca pela realização e a felicidade.