Aula de matemática também combina com educação financeira. E para um aprendizado diferente, os alunos das turmas 301 e 302, do CESI Viamópolis, receberam a Educadora e Terapeuta Financeira, Irismar Tavares da Silva, que, depois de aposentada resolveu se aprofundar no assunto, e hoje também é Pós Graduanda em Educação Financeira.
Durante a conversa com os estudantes ela falou sobre como guardar dinheiro para conquistar seus objetivos, e também como alcançá-los a curto, médio e longo prazo. Segundo a palestrante, ter dinheiro não tem segredo. É algo que está ao alcance de todos, inclusive dos jovens. Basta saber fazer escolhas e educar-se financeiramente.
Para demonstrar a importância de debater assuntos relacionados aos gastos dos jovens, Silva revelou um dado: segundo o SCPC Brasil, mais de 6 milhões de jovens entre 18 e 24 anos estão com restrição no CPF. Número que representa 26% da população brasileira compreendida nesta faixa etária.
Exemplificando o quanto gastamos com coisas supérfluas, a educadora financeira mostra que, se gastarmos 1 real por dia em guloseimas, em 30 anos alcançaríamos o valor de aproximadamente 42 mil reais. Isso mesmo! Um dinheiro que, segundo ela, pode ser guardado e investido na realização de outros objetivos, como viajar, estudar, adquirir um carro, ou até mesmo um imóvel. Por isso, deve-se sempre pensar na necessidade daquilo que compramos, e anotar tudo no nosso orçamento.
Atentos, os alunos do ensino médio participaram e interagiram com a palestrante, numa manhã de frio e de muitos ensinamentos, válidos para a vida toda.