Ao fotografar algo, ou alguém, registramos e eternizamos momentos da vida. Uma foto então pode, além de ilustrar, contar histórias, através de técnicas variadas. Com o intuito de despertar um olhar crítico, e apurar o senso estético para registrarem imagens mais criativas, na manhã do dia 10 de setembro os alunos das turmas dos 3ºs anos, do CESI Viamópolis, participaram de um workshop de fotografia que integra o Projeto Interdisciplinar de Leitura Raízes do Continente, que une as disciplinas das turmas 301 e 302. O “Desconstruindo a Selfie”, com Rita Daniela Castanho Stalivieri, que é fotógrafa e publicitária, estudante de Artes Visuais da UERGS e, atualmente ainda realiza Pós- Graduação na Uniritter, e MBA em Marketing, trouxe uma breve história da Arte Contemporânea e da Fotografia Artística.
Através dos seus conhecimentos, a fotógrafa dividiu experiências, falou sobre técnicas de composição fotográficas utilizadas pelos mestres do passado e da atualidade, e ainda deu dicas importantes para tirar fotos, seja com uma câmera compacta, profissional ou até um celular.
Os jovens ainda puderam manusear câmeras analógicas, e praticaram registros com seus telefones, criando narrativas artísticas de selfie para objetos. O encontro de Stalivieri com os estudantes também teve como objetivo prepará-los para a saída de estudos ao Centro Cultural CEEE – Érico Veríssimo, em que as turmas irão fotografar o passeio, no dia 11 de setembro.
Como fechamento das atividades do Projeto Interdisciplinar de Leitura Raízes do Continente, será elaborada então uma exposição com esse material, no CESI Viamópolis. Projeto esse que também faz parte do calendário de comemorações da instituição no terceiro bimestre, mais especificamente com as comemorações Farroupilha, e ainda se liga ao Projeto Leituras de Vestibulandos, que prepara os alunos do Ensino Médio para a educação continuada, visando as provas seletivas do ensino superior, e que propõe como eixo e alicerce a leitura e estudo da obra “O Continente”, de Érico Veríssimo.