A diversidade cultural do Brasil é enorme, e estudar como outros povos vivem enriquece o conhecimento, e também ajuda na compreensão e respeito às diferenças de cada indivíduo. Na aula de Sociologia, os alunos das turmas 101 e 102, do CESI Viamópolis, estão trabalhando as formas de socialização, com a professora Ângela, que oportunizou a eles uma experiência maravilhosa, na tarde do dia 12 de setembro. Reunidos e com a presença da professora de física e química, Tatiane, os estudantes foram até a Terra Indígena do Cantagalo, em Viamão, onde vivem os Mbya Guaranis. Com uma recepção calorosa os jovens participaram de uma saudação, de brincadeiras, danças, interagiram com os índios, fizeram perguntas, e conheceram a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karaí Arandú. Os estudantes também comeram batata doce, conferiram os artesanatos realizados pelos Mbya, entraram no clima da região e pintaram os rostos.
Segundo a professora Ângela, o passeio de estudo é uma maneira das turmas visualizarem outras formas de socialização: “A forma do índio viver é diferente da nossa, assim como os seus valores, a forma de educar e, através desse contato, os alunos desenvolverão com propriedade uma estudo descritivo do que eles viveram e presenciaram na Terra Indígena do Cantagalo”.
Um passeio que envolveu descobertas, sorrisos, troca de experiências e muito respeito pelas diversidades culturais que existem no nosso país, e na cidade de Viamão.