Um dia inesquecível! Essa foi a definição dada pela professora Patricia Nunes, para a visita que ela e as crianças da turma 41, do CESI Viamópolis, realizaram ao Residencial Geriátrico La Vita, no dia 13 de dezembro. A escola dá ênfase anualmente ao tema solidariedade, considerando a importância da ajuda diferenciada, da visita, doação, do carinho e do respeito ao próximo. Sempre incentivando para uma reflexão dos benefícios de fazer o bem, sem esperar nada em troca. “Foi em uma aula de filosofia, no primeiro bimestre, que surgiu a ideia de ajudar um lar de idosos”, conta a professora. E durante o ano letivo que os alunos da turma 41 arrecadaram lacres e tampinhas PETs, para reverterem em algum benefício aos vovôs e vovós. Material esse que foi doado ao lar, durante a visita.
O senhor Renato Leite Feijó, proprietário e administrador do local, apresentou todas dependências, e contou aos estudantes um pouco sobre a rotina dos idosos que participaram de atividades como: musicoterapia, banho de sol, jogos de memória viva, caminhadas, palavras cruzadas, ginástica chinesa, bingos, fisioterapias, e também são acompanhados por nutricionista, entre outras atividades de lazer e social. As doações da turma 41 servirão para comprar ventiladores, proporcionando um ambiente ainda mais agradável para essas pessoas especiais.
“A integração de idosos com crianças é maravilhosa. Além das visitas de escolas, aos finais de semana os funcionários podem levar seus filhos ao La Vita. Cada Escola que visita o Residencial tem sua particularidade, e foi surpreendente ver como as crianças do CESI Viamópolis se doaram. Teve uma troca de carinho em um momento de pura emoção. Agradeço o material doado que, além de ajudar os idosos, é uma atitude de consciência da preservação ambiental”, relata Renato Feijó.
Uma ação que com certeza será lembrada por muito tempo por todas as crianças da turma 41, e por todos os envolvidos nesse ato solidário, cheio de significado e carinho.