A manhã do dia 8 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer – foi marcada por uma palestra que abordou um assunto muito importante, com as turmas dos segundos e terceiros anos do CESI Viamópolis: a prevenção do câncer de mama.
A voluntária Silvana Furquim Rathes faz parte de um grupo de apoio que ajuda mulheres que estão em tratamento, ou em busca de um diagnóstico, no Hospital Conceição, e foi até a escola conversar com os jovens para informar e conscientizar sobre a prevenção dessa doença que, quando descoberta em seu estágio inicial, tem as chances de cura aumentadas: “O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer de mama que não afeta apenas as mulheres, pois, para quem não sabe, os homens também podem desenvolver esse tipo de câncer. Isso mostra a importância de conhecermos o nosso corpo realizando o autoexame, e identificar qualquer alteração”, explica Rahtes que também é mãe de dois alunos da Rede CESI.
A palestra foi uma iniciativa do professor de Biologia, Guilherme, e foi muito significativa. A voluntária esclareceu dúvidas, levou informações que podem salvar vidas e também ajudam na prevenção contra essa doença que tem cura sim, e pode ser vencida!