A Educação Infantil faz parte do primeiro contato da criança com o ambiente escolar, nesta fase os pequenos de 0 à 5 anos começam a ter experiências com professores e colegas, diferentes do seu convívio familiar. A proposta pedagógica na Educação Infantil consiste no trabalho da autonomia, desenvolvimento emocional, físico, motor e de personalidade. Além disso, nesta fase também é trabalhado o início do processo de alfabetização.
De diferentes formas, as professoras desta etapa desenvolvem atividades com o intuito de estimular a alfabetização, sendo elas por meios lúdicos ou com atividades com o material didático.
Para Daniele, professora do Jardim II, do CESI Júnior, o convívio em sala de aula, a realização de trabalhos relacionados ao vocabulário, a interpretação de diálogos e histórias facilitam o aprendizado da alfabetização.
“Nos últimos anos da educação infantil, a consciência fonológica, com muita música, ritmo, rimas e aliteração são também estratégias fortes que encaminham as crianças a adentrarem no processo de alfabetização de maneira lúdica, prazerosa e divertida”, disse ela.
Aprender brincando também torna a metodologia de ensino mais eficaz, por isso, são utilizadas diversas formas de aprendizado nesta fase, tudo para que ao chegar na fase do Ensino Fundamental I o aluno possa se sentir mais confiante e preparado para o novo ciclo.