O primeiro contato escolar com colegas e professores, pode ser um desafio para muitas crianças. Cada aluno reage ao novo de uma forma, sendo assim alguns mais receptivos ao ambiente, e outros mais introspectivos, o importante a entender é que esse processo precisa ser saudável, pois, será parte da rotina escolar do estudante.
“Adaptação é um momento de transição onde a criança irá se habituar a nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Por isso, nós iniciamos esse processo trazendo a família para conversarmos sobre como ocorrerá esse momento e assim já acontecendo a oportunidade de conhecer a professora e tirar suas dúvidas, deixando-os mais seguros. Com a criança, iniciamos com acolhimento, cheio de afeto e disponibilizando um ambiente divertido e mais familiar possível para que se sinta confortável e confiante” disse Danielle, Coordenadora Pedagógica do CESI Júnior.
Para as professora Karine e Gabriela, do Viamópolis Júnior, o diálogo da família com a criança é fundamental, para o estudante entender que a escola será um ambiente não só de diversão, mas também de atividades e rotinas. “Para facilitar a adaptação aconselhamos aos pais que tragam um brinquedo que a criança goste, ou uma foto, para que ao sentir saudades, ou ansiedade, o objeto familiar venha a acalmar seus anseios”, disse Karine.
No processo em sala de aula, Gabriela ressaltou que ao chegar, a criança é apresentada aos novos colegas, e para uma integração imediata é realizada uma atividade que todos possam participar, inserindo de forma natural a criança no ambiente.
Nós da Rede CESI trabalhamos em prol de um ambiente acolhedor, seguro, e saudável para a para que o aluno se sinta o mais familiarizado com a escola, acompanhando todo o seu processo de adaptação junto com as famílias.