Alunos do Ensino Médio participam de “Itinerários Formativos” para auxiliar na vocação Cultura Digital, Empreendedorismo, Talentos e Autoconhecimento são os cursos EAD aplicados pela plataforma Positivo On
Componente obrigatório do currículo do NEM (Novo Ensino Médio), de acordo com a Lei 13.415/17, que propõe ampliação e aprofundamento das aprendizagens – conforme as áreas de atuação profissionais escolhidas pelos estudantes – os Itinerários fazem parte da gestão escolar na rede CESI, desde sua implementação, voltada a oportunizar o despertar e fortalecer a vocação.
“Os Itinerários formativos têm como objetivo principal oportunizar a construção do pensar e do agir, de forma sólida, na próxima etapa de vida dos alunos, tanto na faculdade como no mercado de trabalho”, destaca Aline Vieira, Coordenadora do Ensino Médio, do CESI Santa Isabel.
Parte do projeto há 3 anos, no CESI Santa Isabel, Anny Borba, aluna da terceira série, conta que o Itinerário Formativo, ajudou muito conforme o passar do tempo. “Quero fazer Enfermagem, desde pequena, mas sempre tive muito medo, então me ajudou a me descobrir e lapidar a pessoa que sou, trabalhou uma insegurança que existia e, ainda, incentivou a correr atrás dos meus sonhos”, conta Anny, estudante da turma 302.
Nos projetos, os alunos realizam suas atividades na plataforma Positivo On, com entrega bimestral avaliativa conforme curso escolhido pelo estudante, ou seja, Cultura Digital, Empreendedorismo, Talentos ou Autoconhecimento.
João Picolli, da segunda série, turma 201, que participa do Itinerário Formativo, há 2 anos, no CESI Santa Isabel, no curso Cultura Digital, relata sua experiência: “As dinâmicas do curso instigam o quero ser no futuro, o que quero levar para a carreira. Uma forma de descobrir personalidade e dar um plus para o que a gente faz”.
Trabalhar a vocação exige autoconhecimento, um dos cursos recorridos pelos estudantes entre primeira e segunda opção, para melhor esclarecimento sobre si, antes de atuar no mercado de trabalho. Caso de Eduarda Maciel, turma 102, primeira série, também da unidade CESI Santa Isabel, que está há 1 ano no projeto, e iniciou no curso Empreendedorismo e, hoje, participa do Autoconhecimento. “Quero ser Nutricionista, então fazer este curso está ajudando a me conhecer e a esclarecer o caminho que quero seguir nesta área, já que gosto de lidar com o público”.