Professores de matemática e ciências realizam projeto colaborativo de aprendizagem, no CESI Santa Isabel
Turma da sétima série plantou sementes de leguminosas e irá observar o processo de crescimento com análise de dados matemáticos
Uma parceria dos professores Luan Stein, de ciências e Kristine Sheila Schuster, matemática, do CESI Santa Isabel, o projeto colaborativo de aprendizagem realizou a dinâmica com a turma da sétima série, com o objetivo de observar o processo de crescimento, avaliando o tempo com análise de dados matemáticos. O experimento introduz à ideia de equação do primeiro grau. “Depois de ter todos os dados observados em tabelas e montar gráficos, vamos usar para fazer um estudo das medidas de tendências central, que são as medidas na análise de dados estatísticos: média aritmética, mediana e moda,” conta Kristine Sheila Schuster.
Sobre o envolvimento com o cultivo, Maria Eduarda Cechet da Silva, da turma 73, relata: “Nunca tive a experiência de plantar, inclusive em grupo com meus colegas foi muito legal. Estou gostando bastante!”. Sua colega de turma, Sophia Loreto Ferreira, diz que é mais fácil de aprender na prática que na teoria. “Meu grupo escolheu a alface e até então eu não sabia como cuidar, em quantos dias ela germinava. Aprendemos que devemos regar dia sim, dia não.”, completa.
“Estão muito dedicados para pesquisar sobre as leguminosas e aprender como irá se desenvolver, o processo de germinação de sementes, os aspectos de raízes, caules, folhas.”, destaca Luan. A atividade de mexer na terra e plantar, também foi a oportunidade de trabalhar uma consciência ecológica que pode ser aplicada junto à família. “Muitos alunos moram em apartamento e é uma alternativa para eles.”, comenta o professor de Ciências.