Nesta quarta-feira (01), os alunos do Ensino Médio, das escolas Santa Isabel e Viamópolis, participaram de um momento dedicado ao futuro profissional, parte do Projeto Vocacional. Organizado pela Coordenadora Pedagógica do CESI Santa Isabel, Aline Vieira, o evento contou com cerca de 70
estudantes e a presença das profissionais da Clínica Avançar, Marion Porto Paizano, especializada em medicina e saúde e da neuropsicopedagoga, Vera Rodrigues. Marion e Vera interagiram com os jovens trazendo reflexões e a necessidade de autoconhecimento, um dos atributos essenciais para uma trajetória de sucesso.
O Projeto vocacional é de extrema importância, pois o formato que é ofertado, traz um fomentar ao que é proposto ao longo do ano letivo, fazendo agora o pensar mais denso( sobre o Autoconhecimento)e o posicionar-se( escolhas e projeções futuras)…para que as experiências aqui construídas, sejam as escolhas mais assertivas.”, fala Aline.
Sobre colocação no mercado de trabalho, também postura e conduta, Guilherme Bonatto trouxe pontos importantes para a elaboração de um currículo, assim como Pamella Vieira, Coach em Recursos Humanos, que orientou e esclareceu dúvidas recorrentes sobre inserção e adequação profissional.
Gabriele Lemos trouxe destaque para as profissões mais disputadas na universidade e dicas sobre o ENEM.
Fechando a sequência de palestras, Juliana Godoy, Coach em comunicação, Jornalista da rede, compartilhou sua experiência no mercado de trabalho, também como empreendedora, ressaltando a importância da comunicação no mercado de trabalho.
Após o evento, os alunos acompanhados das coordenadoras das unidades, Aline Vieira e Márcia Luvizetto, do Viamópolis, aplicaram o teste vocacional, que retornará com avaliação das profissionais da Clínica Avançar, disponível para suporte aos alunos que desejarem durante esta etapa de escolha profissional.
“Os testes ajudam a traçar uma estratégia melhor para profissão e a sugerir as ferramentas para construir uma carreira forte. As palestras ajudam nossos jovens a refletirem sobre sua vida e o que realmente almejam para vida profissional.”, afirma Márcia.