Assim como os adultos, as crianças também precisam manter uma rotina saudável para ajudar no seu desenvolvimento. Para isso, manter horários programados, atividades rotineiras, limites de tempos de exposição em diversas telas como celulares e televisão, e horários para as atividades escolares são extremamente benéficas para a saúde mental e física das crianças.
A rotina também pode evitar futuros problemas como a socialização, falta de convívio com os colegas, problemas alimentares e distúrbios do sono.
De acordo com a coordenadora Desiree, “é emergente que em um século onde as crianças tem acesso a muita informação, os pais possam investir em uma rotina que equilibre as estimas necessárias para o desenvolvimento das habilidades, como comunicação, empatia, e criatividade, tornando os nossos alunos competentes para os desafios da sociedade”.
A diretora Kátia, do CESI Viamópolis Júnior, também salientou algumas dicas para ajudar nesse processo do desenvolvimento da rotina com os pequenos:
– Para as crianças no horário da alimentação é importante ter um adulto como referência;
– Ter um exemplo nas atividades diárias também é importante, para que possa ser seguido por elas;
– Além de manter uma rotina para as crianças, é de extrema importância também na rotina do adulto responsável ter um tempo para atividades como brincadeiras e atenção aos desejos dos pequenos.
A rotina infantil pode ser alterada, não sendo necessariamente algo que não possa ter modificações, o importante é ela ser algo que a crianças possa seguir como um norte. Com isso, os resultados no convívio, na aprendizagem e nos processos em geral tendem a ter um ganho satisfatório na vida dos pequenos.