Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado. No entanto, essa lógica não se aplica se a educação do seu filho estiver em questão. Aprender a ler e escrever de forma estimulante traz benefícios para o resto da vida de uma pessoa, e esse processo nem sempre é o mais rápido. Na perspectiva interacionista, a alfabetização é feita por meio de atividades que incluem jogos e brincadeiras, como bingo, caça palavras, troca-letras e palavra dentro da palavra.
APRENDER A LER E
ESCREVER DE FORMA
ESTIMULANTE TRAZ
BENEFÍCIOS PARA O
RESTO DA VIDA DE
UMA PESSOA.
Os alunos aprendem utilizando o raciocínio lógico, a criatividade e a imaginação. Aos poucos, as letras e as palavras são associadas a sons e elementos que fazem parte do cotidiano, em um ambiente que ao mesmo tempo diverte, desafia e educa.
Alfabetização transformadora
As vantagens para o aprendizado são muitas. De acordo com a professora Domus Aurea, coordenadora pedagógica da 1.a e 2.a série do Ensino Fundamental no Colégio Positivo, “o processo dentro de uma perspectiva interacionista é muito mais do que
aprender a grafia das palavras”. Isso pode ser percebido nas séries posteriores, quando os alunos começam a aventurar-se na escrita por conta própria. Mais capacitadas a transformar em palavras seus pensamentos e sentimentos, as crianças alfabetizadas pelo método interacionista desenvolvem textos gramaticalmente mais corretos, originais e com melhor exposição de pontos de vista.
Numa linha mais tradicional, o processo de alfabetização é diferente. Ainda segundo a professora, “as atividades tradicionais limitam o processo da escrita a atos mecânicos. São atividades de treinamento artificial, que consideram o processo de alfabetização apenas como aquisição de habilidade motora”. Essa ausência de atividades estimulantes torna previsível o desenvolvimento da turma, e os alunos são alfabetizados ao mesmo tempo. Já numa linha interacionista, a alfabetização proporciona, para cada aluno, o período de tempo necessário para o aprendizado.
ALUNOS ALFABETIZADOS
PELO MÉTODO
INTERACIONISTA TÊM
UM DESENVOLVIMENTO
POSTERIOR MELHOR DO
QUE OS ALUNOS QUE
APRENDEM DE FORMA
CONVENCIONAL.
Impacto sobre outras disciplinas
Uma coisa, no entanto, é certa: alunos alfabetizados numa perspectiva interacionista têm demonstrado um desenvolvimento posterior melhor do que os alunos que aprendem de forma convencional. A interpretação de textos escritos, por exemplo, melhora, e isso tem impacto positivo também na aprendizagem das outras disciplinas. “A matemática, a química, a física e a biologia não são feitas apenas de números e fórmulas, também precisam da linguagem verbal para se organizarem”, explica a professora.
FONTE: Revista Sistema de Ensino Positivo.
ANO 1. Nº2.
OUTUBRO DE 2016