No mês de outubro foi realizado no CESI Viamópolis uma demonstração de Jiu-jitsu, entre os participantes estavam alguns alunos da escola.
A prática de esportes é incentivada em toda a Rede CESI, pensando no bem-estar dos alunos no seu lado físico e mental.
A Gracie Barra Viamópolis, Escola de Jiu-jitsu e defesa pessoal, esteve presente para demonstrar uma sequência técnica de defesa pessoal, no qual o suposto agressor tentaria atingir o rosto da vítima. Segundo Denis responsável pela escola de Jiu-jitsu, a partir do momento em que o praticante percebe a intenção da possível agressão, se coloca em estado de alerta com as mãos abertas próximas ao rosto, para demonstrar que não procura briga, mas devido a insistência do agressor, se defende e acaba neutralizando o mesmo com o bloqueio do tapa, mais um golpe chamado guilhotina, depois uma variação com joelhada no plexo e por último uma queda levando o agressor ao solo, para assim poder cessar a agressão.
Para a aluna Clara Northfleet, da turma 91 o esporte contribuiu para sua autoestima e questões de vida. “Comecei a fazer jiu-jitsu em março desse ano na academia Gracie Barra Viamópolis, durante esse período de 7 meses eu me tornei não somente campeã infanto juvenil da liga viamonense de jiu-jitsu, como vitoriosa na vida. Perdi 13 kg, melhorei a minha auto estima, e diminui várias questões da ansiedade e evolui em situações de relacionamentos interpessoais apresentando melhoras significativas no desenvolvimento escolar” disse ela.
“O que eu e os meus colegas de treino apresentamos foi só um pouco do gostinho do que é o Jiu-jitsu Brasileiro, que é uma arte marcial incrível. É uma arte que não precisa usar força e faz muito uso de alavancas e torções, e é focado na luta no chão, por isso é uma arte perfeita para nós mulheres quando vamos usa-la principalmente como defesa pessoal caso vá ser atacada por alguém mais forte e mais pesado. Contra as técnicas de jiu-jitsu pode usar a força que for, está arte conseguiu provar durante heras que a técnica e a inteligência superam juntas a força e a brutalidade” disse Kenia da turma 202.
A Rede CESI agradece a todos pela apresentação e reforça a importância de manter o corpo e a mente saudável com práticas de esportes de diferentes modalidades.