No ano de 2022, a Rede CESI assim como outras escolas começaram a utilizar as propostas pedagógicas referentes ao Novo Ensino Médio. Como forma de avaliar e entender a percepção dos alunos a diretora Alcenir, do CESI Viamópolis conversou com alguns estudantes do nível de ensino que contaram suas experiências sobre a implementação do Novo Ensino Médio. Nesta conversa foram discutidos assuntos como a implementação desse novo currículo no seu dia a dia, e o aprofundamento nas áreas alinhadas a seus projetos de vida.
Segundo William Rocha, estudante da turma 202, “o novo ensino médio está sendo uma experiência de novas oportunidades e criações de pontes de conhecimento que estão na maior parte do tempo ligando disciplinas comuns que já havíamos estudado, logo estou achando sua implementação positiva. Me sinto mais seguro em relação a conhecimentos gerais do que antes” disse ele.
Na visão da professora Kátia, da competência curricular de Matemática, este formato novo ensino médio está sendo importante pois, os alunos permeiam por todas áreas do conhecimento.
Ainda em sua fala, Kátia relata que os assuntos abordados na Matemática são de grande relevância, preparando cidadãos com conhecimento do mundo (Matemática Financeira e Empreendedorismo).
A professora Fernanda, também compartilhou o seu pensamento sobre as competências do Novo Ensino Médio: “A implementação do Novo Ensino Médio tem sido permeada por descobertas e desafios que nos fazem perceber o quanto o nosso aluno tem um grande poder nas mãos. Com as aulas voltadas para questões mais dinâmicas e concretas da vida do aluno através dos IFIS e IFAS, é possível enxergar que a orientação e o direcionamento corretos fazem com que o aluno consiga se ver como o grande protagonista de sua vida e como um “tijolinho” fundamental para a construção da sociedade mais justa e mais humana, que tanto queremos. Na Rede CESI, em todos os componentes curriculares, mas especialmente nas aulas de filosofia, desde o sexto ano o nosso aluno vem sendo estimulado a desenvolver habilidades não apenas cognitivas, mas também voltadas para as inteligências interpessoal e intrapessoal”.
A estudante da turma de 1ª série, Aléxia Souza Nunes também gostou da mudança, principalmente pelos novos meios de aprender os conteúdos. “Acho interessante a ideia de itinerários formativos principalmente seus temas, apesar de curtos e periódicos, são bem divertidos e interativos. Temos a realização de debates e discussões sobre o futuro quando abordado o tema, nos motivando uma expansão na aprendizagem” disse ela.
Compondo o currículo dos alunos do Novo Ensino Médio estão os Itinerários Formativos Integrados e os Itinerários Formativos por Área, assim como o Projeto de Vida e Empreendedorismo. O objetivo dos IFS E IFAS estão em proporcionar ao aluno vivências mais próximas de suas expectativas almejadas para o futuro, direcionando assim o aluno para o seu foco e proporcionando novos conhecimentos de mundo integrados.