As turmas 91 e 93, do CESI Santa Isabel, realizaram um debate, conforme sugestão do livro didático, a partir do conteúdo dissertação argumentativa.
Os alunos simularam um tribunal, tendo o grupo favorável e o contrário ao tema proposto pela professora.
Com as réplicas, tréplicas e “protestos” da dinâmica do tribunal, os alunos precisavam desenvolver o raciocínio de modo rápido, para não perder o timing de resposta.
Para a professora Larissa, da competência curricular de Língua Portuguesa os alunos compraram a ideia da dinâmica imediatamente. “O texto dissertativo argumentativo possui uma estrutura bem marcante, então foi bem legal ter um tribunal para trabalhar argumentação e embasamento de um modo além do que somente no papel. O aprendizado foi na prática e muito lúdico, além do fato de que os grupos (tanto componentes quanto o posicionamento a ser sustentado) foram sorteados, o que exigiu dos alunos um empenho maior na pesquisa, afinal não se tratava necessariamente de defender o ponto de vista favorito, mas saber como trabalhar com um argumento de modo concreto, embasado e firme. Sem falar que o tema, sugerido pelo material didático, é de extrema importância na nossa sociedade” disse ela.