O ano de 2020 surpreendeu o mundo pelas mudanças devido ao surgimento da doença COVID 19. De maneira rápida, precisamos nos adaptar ao estilo de vida diferente, com novos hábitos, cuidados, novas rotinas e um novo formato de educação. Pensando e avaliando nossa caminhada nesses dois anos de pandemia, conversamos com os diretores da nossa Rede CESI, Alcenir e Osvaldo, para entender esse contexto de educação no andamento dos níveis escolares, seus desafios no período on-line, o retorno para as aulas presenciais e também o reflexo deste período nos próximos anos de aprendizagem.
DESAFIOS DA PANDEMIA JUNTO COM OLHARES ATENTOS PARA OS NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO
Foram quase dois anos de ensino remoto, de muitos aprendizados e superação de desafios, onde os professores, alunos e famílias precisaram estar constantemente em adaptação, no modo on-line, em casa. Para Osvaldo, diretor do CESI Santa Isabel, “A tecnologia foi como mediadora das relações entre professor e aluno e a aproximação da escola e família ganhou ainda mais relevância. Certamente, isso foi uma das maiores percepções que a pandemia deixou, o valor da escola para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e jovens”.
Em 2021, com novas medidas sanitárias e protocolares, os alunos puderam retornar à escola, o convívio social com todos os cuidados e o ambiente escolar foi sendo retomado. Em conversa com a diretora Alcenir do CESI Viamópolis, ela salientou “Foi preciso uma reorganização para atender e compreender o aluno. Com a retomada das aulas presenciais nossas salas de aula voltaram a ficar movimentadas, trazendo sentimentos de aflição, medo, incertezas e felicidade por ver os alunos reacendendo a escola. Nosso grande papel foi acolher, cuidar, escutar, fazer com que os alunos tivessem interesse em estudar, encantar, fazê-los se sentirem pertencente a escola, retomar os vínculos com a professora, os colegas e todos que fazem parte do ambiente e, principalmente respeitar esse novo estudante.
Muitos alunos se adaptaram num formato mais flexível e digital, houve muitas mudanças na rotina. Recebemos alunos fragilizados nas questões emocionais e de aprendizagem. Investimos muito em novas possibilidades de novos recursos de ensino e na formação de professores, eles também foram afetados em termos de saúde pela pandemia e a maioria precisou aprender usar novos recursos. A confiança depositada de ambos os lados dessa relação possibilitou desenvolver um trabalho de equipe, traçando novas estratégias aos alunos e atendimento aos pais”.
Mediante a todo esse cenário, existem diversos desafios e superações para a retomada dos próximos passos na educação, que mudou nesse período e foi preciso construir um novo planejamento. Muitas práticas deram certo, sendo importante levar em conta as lições aprendidas nas aulas remotas.
“Novos processos avaliativos, trabalhos em parceria com a família, salas virtuais e novas tecnologias foram possibilidades que nunca imaginávamos. A avaliação também ganhou destaque na pandemia. O mapeamento dos estudantes através das avaliações diagnósticas nos possibilitou a indicação de atividades que façam sentido e sejam oportunidades para o aluno avançar. Os recursos avaliativos possibilitaram ao educador fazer intervenções e reformulações necessárias, reconstruir suas formas de intervenção pedagógica, assim como para o aluno, ao ter que retomar suas estratégias de pesquisa e estudo. Vimos a importância de ressignificar o planejamento, criar estratégias e ações com foco no avanço das aprendizagens dos alunos”, disse Alcenir.
Diante de todo esse cenário todos que fazem parte da escola devem torná-la num lugar de pertencimento. Está sendo feita a construção de uma trilha inovadora onde se busca melhorias com base em avaliações constantes.
“Acreditamos numa nova cultura escolar, um novo CESI, que parte do que já sabemos para o que ainda precisamos construir de forma colaborativa. Abrir espaços para troca de experiências, oferecer um ensino de qualidade e fortalecer o sentido de educação para o desenvolvimento integral dos alunos é nossa maior prioridade”, complementou Osvaldo.
Para finalizar os diretores deixaram um recado, “Escola, família e alunos precisam atuar juntos. Precisamos dessa parceria para construir um futuro melhor para nossos estudantes. Portanto, pais, confiem na escola que vocês escolheram para seus filhos. Somos educadores e estamos preparados para esses novos tempos”.