A mudança de ciclo para o Ensino Fundamental II simboliza a transição de grandes desafios, tanto no âmbito escolar como na vida dos estudantes. Representa também a saída da fase da infância para a entrada na adolescência. No espaço escolar, esta etapa também representa desafios desconhecidos, que envolvem ainda mais maturidade e responsabilidade, como a convivência com novos professores, dinâmicas pedagógicas diferentes, novos conteúdos.
Para Patricia Sica, Coordenadora de Convivência do CESI Viamópolis, da Rede CESI, o Ensino Fundamental II desperta nos alunos mais autonomia perante os novos desafios, e o contato com novos educadores torna esse processo diferente, e de grande expectativa.
“Os professores são preparados para receber e acolher os alunos nesta transição para a melhor vivência possível desta fase escolar, visto que, essa passagem de ciclo gera novas adaptações, anseios e ansiedade, além disso a participação da família nesse processo também é importante” disse ela.
Atentos a essa passagem de ciclo, a Rede CESI realiza a integração dos níveis dos alunos nesta fase, para que todos possam estar ambientados com o espaço, colegas e professores, sentindo-se mais acolhidos para a próxima etapa. Para a Rede, todas as fases escolares são importantes na formação de nossos alunos, por isso a importância do olhar atento para o desenvolvimento de nosso estudante em todos os períodos da vida escolar.