Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, os professores da Rede CESI participaram de processos de formação, nas unidades. E um desses encontros, a coordenadora do Ensino Fundamental II do CESI Viamópolis, Janaína vieira, realizou um momento de estudo com os professores sobre o conceito do Ensino Híbrido, que é um método de ensino muito presente nesse novo momento de pandemia, utilizado por diversas instituições educacionais.
Com base no livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”, a coordenadora realizou uma dinâmica com os professores para construir essa ideia, e para que eles internalizassem a forma como esse ensino acontece: “Eu desenvolvi uma técnica na qual levei vários objetos dentro de uma sacola fechada, e fui tirando um de cada vez. Assim, eles foram motivados a construir um texto coletivo sobre o que é o ato de educar, relacionando a história com o item apresentado”, explica Vieira.
Ainda segundo ela, entre os objetos estavam uma vela, um frasco de perfume, um relógio, entre outros, de forma aleatória, demonstrado aos presentes que o ensino nada mais é que uma mistura de metodologias e recursos, no qual construímos com os nossos alunos o conhecimento, de forma criativa.