Dia da cozinheira: homenagem com cheiro e sabor de felicidade – O aroma cheiroso que paira no ar nos guia até o cômodo mais delicioso de qualquer estabelecimento: a cozinha. Qual será o prato do dia? O dia 10 de maio é o dia da cozinheira, uma ótima oportunidade de lembrar e homenagear não somente os profissionais dessa área, mas todas as pessoas que se dedicam a preparar delícias gastronômicas, tão importantes para nossa saúde e, por que não, para o nosso paladar. Cozinhar é uma das atividades mais antigas e começou há mais de sete mil anos, quando o homem descobriu formas seguras de dominar e utilizar o fogo. No CESI Viamópolis Júnior, a nossa homenageada especial é a colaboradora Elisabete Pereira Gomes que se dedica a essa função há quase dez anos. Uma profissão que ela pratica com muito amor e carinho, aplicados nas receitas repassadas pela nutricionista da escola: “minha inspiração na hora de fazer a comida são os alunos. Preparar, temperar o alimento e ver a carinha de alegria, junto com os elogios que as crianças fazem, é muito satisfatório para mim”. Diz a cozinheira alegre com a função e com o retorno que recebe dos pequenos que, ainda segundo ela, são sempre sinceros e bons de garfo. Uma homenagem que ela recebe gratuitamente na escola, não só no dia 10, mas em todos os dias de aula. Apaixonada e babona declarada pela criançada, Gomes cita um dos pratos favoritos dos alunos: o escondidinho de aipim. Parabéns para ela e para todos os cozinheiro por esse dom. Ficou com água na boca e quer provar o prato preferido dos pequenos do CESI Viamópolis Júnior? Calma que a Elisabete nos passou a receita do escondidinho de aipim. Pegue o papel e a caneta e bom apetite!
INGREDIENTES
• 1 kg de aipim
• 1 colher de sopa de margarina
• 150 ml de leite
• 500 gr de carne moída
• 1 cebola
• 1 tomate
• Alho e sal a gosto
MODO DE PREPARO
Para o purê de aipim: Cozinhar o aipim na panela de pressão com sal e temperos até que fique molinho.
Escorrer a água e amassar bem. Em uma panela colocar o aipim amassado, acrescentar a margarina e o leite. Mexer bem até ficar bem liso e homogêneo.
Para o molho: Refogar a carne moída em uma panela com 1 colher de óleo até que fique douradinha. Após acrescente a cebola e o pimentão picado,
deixar refogar.