O Ensino Médio, do CESI Viamópolis, realizou um Trabalho de Pesquisa Interdisciplinar que surgiu por causa do momento que estamos vivendo: a pandemia do Covd-19. As pessoas têm medo do vírus, mas não conseguem vê-lo. Ou seja, as pessoas estão com medo de algo invisível aos seus olhos.
Partindo dessa realidade, as disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática uniram-se com o desejo de MOSTRAR o perigo para os alunos, relacionando a invisibilidade do Covid-19 aos conteúdos de cada série do Ensino Médio, para a realização de um trabalho interdisciplinar.
Com esse trabalho podemos perceber que o ensino pode ter qualidade, mesmo que à distância, mas para que isso ocorra é essencial a orientação do professor, o envolvimento dos alunos e as tecnologias necessárias.
A PESQUISA:
Durante a estudo, os estudantes foram orientados pela professora Vanessa Baptista (Biologia), professora Tatiana Wollmann (Química e Física), professora Carol Anne Neves (Física), e pela professora Kátia Silene Freitas (Matemática).
Na pesquisa, os alunos precisavam observar durante uma semana as mudanças ocorridas em dois potes contendo bactérias coletadas por eles, sendo que neste período de uma semana um pote ficaria em um ambiente escuro e fechado e o outro em um ambiente aberto e recebendo a claridade do sol.
Todos os dias os alunos mediram o crescimento das colônias nos potes e registraram as mudanças fotograficamente. Ao final da experiência, os alunos verificaram que, assim como o vírus e fungos, as bactérias precisam de um ambiente ideal para a sua proliferação. Após a experiência, algumas delas sumiram com a aplicação de detergente, outras com álcool, revelando que nem todas as bactérias eram iguais.
Os resultados obtidos foram sensacionais, de alta qualidade, demonstrando o engajamento na pesquisa e na produção do trabalho.
CONFIRA O TRABALHO NO VÍDEO:
No material divulgado para exemplificar todo o empenho e engajamentos dos estudantes do Ensino Médio, podemos conferir um pouco do resultado citado através de uma encenação criada e realizada com muita criatividade por alguns alunos da turma 301, do CESI Viamópolis.