No mês da Consciência Negra, o professor Cassiano, da disciplina de História, acompanhou os alunos das turmas 101, 102 e 103 do CESI Santa Isabel em um passeio de estudo ao Museu de Percurso do Negro, em Porto Alegre. Percorrendo o Centro Histórico da capital gaúcha, os estudantes tiveram contato com a história Afro-Brasileira, passando por locais significativos para a cultura do povo negro.
A Praça Brigadeiro Sampaio onde se encontra o Tambor, deu início a essa jornada ao passado. Já na Rua dos Andradas, os jovens passaram pela Igreja Nossa Senhora das Dores, e pelo antigo Pelourinho, fazendo uma parada na Praça da Alfândega, antigo Largo das Quitandeiras, onde se localiza hoje a Pegada Africana, demarcando um importante espaço de memória para a população negra.
Finalizando o trajeto, os educandos puderam conhecer o Bará do Mercado, destacado na encruzilhada no centro do Mercado Público, local muito relevante para a religiosidade Afro-Brasileira.
Um passeio que integra os alunos e ressalta a importância da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro, no Brasil.